Hodiernamente, a competição não é só local, nacional ou regional, é global. O mesmo tipo de multinacionalização que chegou ao mundo dos negócios e da cultura também chegou à educação, basta a observação do aumento da colaboração científica internacional: o número de artigos coassinados por professores de países diferentes mais do que dobrou nos últimos 20 anos.

Na idade média, quando as primeiras universidades ocidentais foram criadas em cidades como Paris, Bolonha e Oxford, já havia estudantes que viajavam de um lugar para outro, mas agora a globalização está ocorrendo em uma escala jamais vista na história: há 3 milhões de alunos estudando fora de seus países de origem, o que representa um aumento de 57% em apenas uma década. Em 2025, estima-se, haverá cerca de 8 milhões. Esse movimento, em síntese, tem confirmado que as melhores universidades do mundo estão procurando os melhores talentos onde quer que possam encontrá-los, isso porque países de todos os continentes já perceberam que o capital humano é essencial para o crescimento econômico.

Nessa abertura para o mundo, os Salesianos se fazem presentes nos cinco continentes, em 132 países, com um total de 3.594 escolas, há 159 anos, proporcionando a você uma certeza: tornar-se um aluno Salê é sinônimo de uma formação humana e de um ensino com qualidade mundialmente reconhecida.

Em contrapartida, estudando em um dos nossos colégios, você ajuda a financiar mais de 1.900 obras sociais, que acolhem e dão formação gratuita para mais de 750 mil beneficiários, a exemplo de Obras Profissionais e Sociais como a Santa Rita de Cássia, na Comunidade do Jacarezinho, Rio de Janeiro, que atende a mais de 120 jovens de 7 a 19 anos, com alimentação, atividades esportivas, culturais e acompanhamento pedagógico. Essas obras são tão relevantes para a sociedade brasileira, que contam com a parceria e apoio internacional de instituições como a Fundação Realmadrid, Microsoft, Fundação Mapfre, Endesa e Banco Interamericano de Desenvolvimento (CAF).

Ademais, estudar em um dos nossos colégios é contar com material didático digital exclusivo, desenvolvido pela Rede Salesiana Brasil, além de usufruir de uma proposta pedagógica moderna e dinâmica, exercida por uma equipe de educadores qualificados, com comprovado resultado no Enem e nos principais vestibulares do país (UFMG, PUC-MG, CEFET-MG, UNB, UERJ, PUC-RJ, UFRJ, UFF, UFES, UFG, PUC-GO, ETC). Tudo isso ancorado pela Pedagogia de Dom Bosco, patriarca da Congregação Salesiana e influenciador da educação no mundo, para quem a formação deveria se pautar em duas coisas: doçura e comunhão. Para Dom Bosco, aliás, “sempre se conseguirá mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora que encha o coração de confiança, do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade”.

Seja muito bem-vindo ao Universo Salesiano!